[UBER] Qual é a melhor categoria para trabalhar no Brasil? Saiba aqui

04/05/2016
Publicado por: Carlos Eduardo

As categorias Black e X da Uber são as mais populares entre os brasileiros, mas você já fez as contas para saber qual realmente compensa trabalhar no Brasil?

Entendendo o mercado

A visão da Uber que alguns motoristas não entendem, é que o numero de motoristas aumenta exponencialmente, assim como os de passageiros, e essas duas pontas, motoristas e passageiros, aumentando constantemente é sinal de que os motoristas sempre vão ter chamadas e que os passageiros sempre vão ter carros disponíveis. E o que mantem o numero de passageiros crescendo é o valor cobrado pelas viagens, já a água, o ar, as balinhas, são apenas detalhes que fortalecem a escolha de continuarem a utilizar a Uber como transporte.

Embora vejo muitos motoristas bravos, irritados e de certa forma infelizes pela quantidade de motoristas ativos na plataforma e ainda mais pelos que estão chegando agora, alegando que diminuíram as chamadas, que consequentemente estão ganhando menos. Porém o que não é levado em conta de fato, é a situação atual do Brasil, como todos já devem ter sentindo, inclusive os motoristas, é a crise que tanto se fala. Essa crise não permite que todos utilizem de meios de transporte sofisticado como a Uber o tempo todo, por mais barato que sejam as tarifas e agora ainda mais com a Uber Pool.

É preciso entender que o numero de chamadas diminuíram significativamente devido aos fatores financeiros, no entanto não apenas por esse fator, outro fator muito pouco citado pelos motoristas os mais antigos, é que até uns meses atras os incentivos da Uber eram muito maiores para os motoristas, a Uber completava as horas trabalhadas.

Por exemplo, seguindo alguns critérios, se o motorista tivesse uma média alta nas suas qualificações na semana, fizesse no minimo uma corrida em 1 hora, e essa corrida desse menos de um valor x com base no horário trabalhado (exemplo: manha, almoço, final da tarde, noite e outros), a Uber completava o valor das tarifas realizadas dentro daquela hora para atingir o valor x determinado por aquele horário de trabalho. Era um incentivo muito bom, porém acabou, e colocaram a tarifa dinâmica no lugar, o que não é muito favorável aos motoristas, já que os passageiros nem sempre estão dispostos a pagarem o valor multiplicado da viagem só para chamar o carro naquele exato instante, considerando que em questão de minutos acaba a tarifa dinâmica, porque os motoristas correm para o local com maior chamado, a famosa lei da oferta e da procura.

Porém o que não é levado em conta de fato, é a situação atual do Brasil, como todos já devem ter sentindo, inclusive os motoristas, é a crise que tanto se fala.

renault-fluence-preco

Uber Black

Em primeira mão é preciso levar em conta que a Uber Black só esta disponível em São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre. Então se você não é de uma dessas cidades, pode ir direto ver as vantagens de ser X.

Requerimentos do veículo:

  • 4 portas
  • Ar Condicionado
  • 5 lugares
  • Apenas veículos SEDAN e SUV.
  • Apenas veículos da cor PRETA.

No site oficial da Uber especificam os modelos aceitos e consequentemente o ano minimo de cada modelo, com modelos de no minimo 2012 e em outros modelos o ano minimo é de 2015, ou seja, carros realmente novos, o que é requerido nessa categoria.

Uber X

Em contra partida o Uber X já é aceito em 11 cidades do Brasil, tais como: São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasilia, Porto Alegre, Goiânia, Campinas, Curitiba, Recife, Salvador e Fortaleza.

Requisitos do veículo

  • Ano de modelo 2008 ou mais novo
  • 4 portas
  • Ar Condicionado
  • 5 Lugares
  • Todas as cores (com exceções de cada cidade)

Eles não aceitam pick-ups, vans, minivans e caminhonetes. E não abrem exceções. Porém não é considerado veículos como Honda Fit, Chevrolet Spin, Jac Motors j6 e Nissan Grand Livina como minivans.

chevrolet-onix-2014

O que levar em conta?

Vamos analisar, considerando que você já possua os documentos, a CNH com a observação de Exerce Atividade Remunerada, e os Antecedentes Criminais. Se você mora em uma das três cidades que possuem o Black, já possui um carro que se encaixa nessa categoria, já possui seguro para o carro, contra furtos e acidentes, quer fazer uma grana extra ou ate mesmo fazer por hobby, cuidado! Você pode acabar pagando para trabalhar literalmente, pois a tarifa base do Black não é alta, fica abaixo dos taxis, mesmo sendo carros executivos.

Entenda, novamente a situação econômica brasileira não esta das melhores, existe uma grande inflação, os custos com o veículo podem acabar sendo mais alto do que os ganhos. O mercado para o Black é bem seleto, com pessoas que realmente fazem uso de carros executivos e possuem dinheiro para arcar com isso de forma incondicional, ou seja, que não é afetada pela crise diretamente, e por pessoas que curtem ostentar na balada, por exemplo. Este segundo tipo de pessoa é mais instável e tem os dias e horas que irão fazer uso de veículos com essa finalidade, então não se deve contar tanto com estes.

Ainda assim, se você contar com todos os itens acima, e quiser fazer uma renda extra, pode compensar. Contando claramente que se você trabalhar estrategicamente buscando estes dois perfis de passageiros.

No entanto, se estiver querendo alugar um veículo para trabalhar, ou até mesmo comprar, tome muito mais cuidado, não é atoa que o Black esteja apenas em três cidades. Existe o mercado para o Black, cabe a você saber se você tem os requisitos já e quer trabalhar nele.

Agora se você não se encaixou nesse perfil descrito acima, com certeza o Uber X é o melhor opção para você, só atente em ter um carro econômico, seu ou alugado, trabalhe quantas horas achar necessário, lembrando de quanto mais trabalhar, mais irá ganhar. Não se preocupe com o numero de motoristas, lembre-se que você é o seu chefe, ou seja, você precisa traçar suas estratégias para atingir seus objetivos financeiros e boa sorte. E se você quer saber se compensa aceitar chamadas da Uber Pool leia aqui.

Deixe uma resposta