[UBER POOL] Como funciona, será que compensa? Entenda aqui

02/05/2016
Publicado por: Carlos Eduardo

Chegou recentemente (29/04/2016) em São Paulo, Brasil, a versão mais popular da UBER, o UBER POOL. E como se era de esperar trouxe bastante dúvida aos usuários, principalmente aos motoristas parceiros da UBER. Afinal, como funciona? Será vale a pena aceitar chamadas do POOL?

Na UBER POOL permite que passageiros compartilhem seus itinerários em até 3 passageiros que pretendem fazer o mesmo caminho naquele momento, dessa forma pagando até 40% do valor que pagaria em uma corrida da versão UBER X.

COMO FUNCIONA

É preciso entender o porque é possível que os passageiros podem pagar até 40% a menos em uma corrida na UBER POOL antes de tudo; primeiramente quando o passageiro se dispõe a compartilhar seu itinerário com alguém a tarifa dele já é reduzida, pois dessa forma ele abre a oportunidade de outros 2 passageiros se conectarem ao itinerário dele abrindo mão do seu individualismo.

Caso ninguém pegue o mesmo carro durante aquele itinerário o passageiro pagará um valor referente ao acordado naquele intervalo de x a y de estimativa a ser paga, não atingindo a totalidade dos 40%.

Em outra situação, se 1 (um) ou 2 (dois) passageiros compartilharem com o mesmo o itinerário cada usuário pagará uma tarifa individual com no máximo 40% de desconto, já prevista nas estimativas ao solicitar o carro.

Como é possível observar na imagem abaixo, quando buscar por carros em São Paulo, primeira e única cidade no Brasil que esta funcionando essa modalidade POOL, você recebera uma breve explicação, e se clicar em “SAIBA MAIS” a UBER te explicará detalhadamente o funcionamento do ponto de vista do uso do passageiro.

  • Até 40% a menos nas corridas para os passageiros
  • Mais de 2x a mais nos lucros dos motoristas
  • Mais passageiros andando de UBER
  • E menos carros nas ruas

VALE A PENA?

Como toda novidade causa uma certa repulsa aos mais céticos, obviamente os motoristas parceiros ficam com um pé atras na hora de saber as vantagens e desvantagens e acabam definindo como: não, não vale a pena aceitar solicitações de UBER POOL.

No entanto mais uma vez é preciso entender como funciona do ponto de vista do motorista, e é simples: caso o motorista aceite uma chamada do POOL e durante aquele itinerário nenhuma outra solicitação seja realizada, ele perderá um pouco, já que a corrida para o passageiro irá sair alguns % abaixo da corrida normal, cerca de 25% – 40%, esse valor será fixo na hora da solicitação, ou seja, não será apenas uma estimativa de X a Y valor por aquele itinerário. Ao solicitar um UBER POOL o passageiro terá a noção exata do valor da corrida, se limitando a compartilhar com até mais 2 (duas) pessoas apenas. Por quê “apenas”? Simples, porque na modalidade UBER X pode viajar até 4 pessoas, lembrando que o compartilhamento de viagens entre amigos já é possível, sendo assim, no UBER POOL sempre sobrará um banco assim dizendo.

Qual a vantagem para o motorista? Bom, caso ele atenda a 2ª chamada durante aquele itinerário ele já estará ganhando de volta aqueles 25% – 40% e mais um lucro, economizando combustível e tempo. E se o motorista aceitar uma 3ª solicitação ele estará saindo ainda mais no lucro, em números isso representa basicamente que se em uma corrida pelo UBER X ele tiraria R$10,00, no UBER POOL ele pode tirar até R$22,00 aproximadamente**, mais de duas vezes mais.

Óbvio que o motorista precisa estar ciente de que pode acontecer de ele não receber nenhuma outra solicitação durante aquele itinerário e perder de 25% – 40% em uma corrida, porém ao que tudo indica é que o UBER POOL veio para se popularizar e ser a modalidade com mais chamadas, trazendo novos passageiros para a plataforma, diminuindo o número de carros particulares nas ruas e melhorando a vida de todos que precisam se locomover nas grandes cidades. Sendo assim os passageiros ganham pagando menos e os motoristas ganham recebendo mais.

**Os valores aqui citados são aproximações com base na imagem acima, e não está descontada dos 25% da UBER. 

Deixe uma resposta